Como ir bem na faculdade? Estudo e organização do aluno nota 10.

A vida na universidade pode tornar-se um grande problema para um estudante que não conseguir equilibrar seus estudos, sua vida social e, muitas vezes, um trabalho. As dicas a seguir, vão ajudá-lo a lidar melhor com os desafios que representam o ingresso no ensino superior.

1

1. Vá para a aula.

Por que você acha que seus pais investem na sua educação e pagam até seu curso superior? Para que você vá à faculdade! Apenas vá. Mesmo quando não “estiver a fim”. Vá. Você pode ganhar pontos de participação e o professor terá a oportunidade de conhecer você melhor. Isso irá mantê-lo no fluxo da aula e prepará-lo para eventos inesperados como uma avaliação sobre um conteúdo recém estudado. Diversas disciplinas têm trabalhos para fazer em aula e estudos de caso que você só ouvirá se estiver presente. Não desperdice isso!

2. Organize-se.

No curso superior, sua capacidade de executar várias tarefas ao mesmo tempo é muito importante. Busque formas de organizar e planejar todos os seus trabalhos, tentando terminá-los o mais cedo possível para evitar estresses de última hora. Algumas universidades possuem ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) nos quais você pode registrar as datas de avaliações e trabalhos. Você também pode gostar de usar ferramentas on-line como o Google Agenda para registrar todos seus compromissos, sejam relativos à universidade ou não. Se você não gosta de usar a internet para esse tipo de coisa, uma boa e velha agenda de papel pode ser de grande ajuda. Eu, até hoje, utilizo um grande quadro branco que fica no meu escritório. Nele, anoto todas as minhas tarefas a fazer e vou apagando conforme as realizo.

3. Imponha limites em relação à mídia.

Isso inclui o Facebook, o YouTube, o Orkut, a televisão, os videogames e todo tipo de entretenimento virtual. Você está na faculdade para aprender. Não perca seu foco e seu tempo com esse tipo de coisa, a não ser que você saiba tirar proveito delas para seus estudos.

4. Encare seu aprendizado como se estivesse em uma empresa.

Em um trabalho, geralmente você começa às 7 e meia da manhã e sai às 5 e meia da tarde. O resto do dia seria seu tempo livre. Se você seguir uma disciplina semelhante em relação aos seus estudos, seu sucesso está garantido. Vá para a aula, frequente a biblioteca, estude seriamente e às 5 e meia da tarde deixe os livros de lado e vá para casa. Simples assim. Haja como um profissional, um adulto. Trate sua vida acadêmica como se fosse um treinamento para sua futura vida profissional.

5. Encontre o melhor método de estudo para você.

Em relação à forma de estudo, cada um de nós é diferente. Alguns gostam de estudar em meio ao barulho, outros preferem silêncio. Alguns gostam de música para aumentar a concentração, outros precisam ler em voz alta para si mesmos. Alguns gostam de ficar sozinhos na biblioteca, outros preferem estudos em grupo. A neurociência vem tentando explicar essas diferenças e podem ajudá-lo a encontrar o melhor método de aprendizado.

6. Equilibre trabalho, estudo e vida social.

Muitos estudantes universitários começam a tirar notas baixas pois só pensam em sair e conversar com os amigos o tempo todo. Não pense que não há tempo para vida social quando se está na faculdade, mas tudo deve ser equilibrado. Fique longe de festas enquanto não deixar seus estudos em ordem.

7. Use seu tempo de forma eficiente e efetiva.

Não deixe nada para depois. Tente progredir diariamente em tudo que você se propuser a fazer. Por exemplo, se você tem um artigo acadêmico ou uma resenha para entregar daqui seis semanas, não deixe para escrever apenas três dias antes. Eu utilizo um método que sempre se mostrou muito eficaz: estipulo o número de páginas para meu texto e divido pelo número de dias que tenho até a data de entrega. Dessa forma, eu sei quanto preciso escrever por dia para ter tudo pronto na data final. Foi dessa forma que evitei sérias sobrecargas de trabalhos ao final de cada semestre na faculdade.

8. Cuide de sua saúde.

Os antigos gregos já diziam: “Νους υγιής εν σωματι υγιεί”, ou seja “mente sã, corpo são”. Estude muito, mas não deixe de praticar exercícios físicos, de alimentar-se bem e de dormir o tempo necessário todas as noites. Com isso você não apenas se sentirá melhor, mas também conseguirá pensar e aprender mais facilmente.

9. Mantenha um esforço de 100% durante todo semestre.

Alguns estudantes começam o semestre muito bem, mas vão perdendo energia conforme o tempo vai passando. Eles pensam que se esforçando no princípio poderão relaxar ao final de cada disciplina. Esse é um erro grosseiro. Esforce-se para dar sempre o seu melhor fazendo tudo com o maior afinco possível. Mantenha-se no topo e não perca o foco!

3

Dicas de estudo — nível universitário.

  • Faça anotações em todas as aulas e reescreva todas elas quando chegar em casa. Seja claro, de forma que seja possível entendê-las mesmo fora do contexto da aula. Além disso, não esqueça de datá-las.
  • Se for preciso, procure e aproveite serviços como aulas extra, grupos de estudo ou de pesquisa e aulas para alunos com dificuldades. Não espere nem tenha vergonha de pedir ajuda. Você paga para ter esses serviços, use-os.
  • Considere a ideia de estudar em lugares que são agradáveis para você. Por exemplo, na cafeteria enquanto toma aquele expresso depois do almoço.
  • Revise suas anotações regularmente e seja crítico em relação a elas. Veja se estão consistentes e abarcam o conteúdo de forma clara e objetiva. Faça isso antes das provas ou avaliações, sendo sincero consigo mesmo a respeito de suas fraquezas e esforçando-se para corrigi-las assim que possível.
  • Se você tiver que faltar aula por motivo de doença ou alguma outra razão muito séria, pergunte ao professor sobre a matéria que você perdeu e, se preciso, peça ajuda a algum colega para recuperar aquele conteúdo.
  • Aprenda a escrever rapidamente, pois isso é necessário para tomar notas de tudo que for dito em aula.

Com todas essas dicas simples e óbvias, porém muito importantes, espero ajudar você que está ingressando na universidade ou que vem enfrentando problemas de organização no curso superior. Manter-se sempre focado e encarar seus estudos com seriedade pode ser difícil no início, mas dará muitos frutos ao longo de toda sua vida profissional e acadêmica.

maneiras-ser-um-universitario-bem-sucedido

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s