AQUECIMENTO: Freud e a Educação

LV096381_N

Mais uma vez, galera, voltando a falar sobre livros interessantes para a nossa formação. Em específico, um livro indicado para aqueles que querem saber mais sobre a área Educacional, e a sua ligação com a Psicanálise, por exemplo.

Maria Cristina Kupfer (diretora do Instituto de Psicologia na USP), em “Freud e a Educação: O Mestre do Impossível”, nos conta sobre o desenvolvimento educacional do próprio Freud, e certos pontos que podem ser levados em conta em sua biografia que baseariam certas questões de sua teoria. As comparações sobre o desenvolvimento psicossexual e sua relação com o surgimento do desejo de saber, são particularmente esclarecedores.

A autora também nos demonstra a realidade da incompatibilidade do trabalho psicoanalítico com a educação, e como ambos seguem caminhos completamente e tortuosamente diferentes: enquanto a Psicanálise se interessa pelo indivíduo, a Pedagogia tem como ponto focal a coletividade.

Nos conta sobre tentativas (frustradas) de encontrar um ponto de encontro entre as duas propostas, da Educação e da Psicanálise, e demonstra porque ambas não se encontram.

Enfim, um grande livro (embora tenha apenas 98 páginas), para quem busca compreender mais e mais sobre a Psicologia, em todos os seus aspectos.

O livro é relativamente dificil de achar em livrarias, geralmente em sebos. Mas não é complicado achar pdf’s pela internet.

A autora pode ser vista aqui.

Divirtam-se! 😉

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s